Na verdade, 20 de novembro de 1695 é o dia em que o Zumbi foi assassinado enquanto lutava pelos direitos do seu povo, em meio ao sistema escravocrata da época.
A data foi criada para homenagear o pernambucano que foi escravizado aos seis anos de idade e voltaria para sua terra natal se tornando o líder do Quilombo dos Palmares (colônia que preservava a cultura africana e representava a resistência a escravidão).
A história de Zumbi foi essencial para o início da abolição oficial da escravatura no Brasil, que aconteceu cerca de 193 anos após sua morte.
O objetivo do Dia da Consciência Negra é a conscientização através de uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil, levando em consideração o impacto e influência que tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira. Este é um dia de respeito e valorização da cultura afro-brasileira.
A diversidade é um tema que vêm crescendo cada vez mais em nossas vidas pessoais e profissionais. Porém esta caminhada é longa e de certa forma, temos que admitir que estamos atrasados.
O Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do país, mostra que a proporção de negros empregados é muito inferior à de brancos (35,7% contra 62,8%), apesar de representarem a maior parte da população brasileira (53%). A maioria dos cargos dos negros são apenas em posições de aprendizes e trainees.
Segundo o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), as pessoas negras recebem 37% menos do que as pessoas brancas, e são a maioria (60%) entre as desempregadas no país.
Para mudarmos este cenário, é de imensa importância que as empresas ofereçam oportunidades trabalhistas iguais, independente da raça do candidato. Por isso, discutir a questão do racismo e estimular a participação de candidatos negros em processos seletivos é primordial. Afinal, uma empresa que busca a diversidade está construindo organizações mais saudáveis e uma sociedade mais justa.
Quer valorizar a diversidade na sua empresa? A InterElo realiza diagnósticos para mapeamento da diversidade, identificando os pontos fortes, os aspectos a serem melhorados e potenciais riscos dentro das organizações.
Conte com a nossa consultoria especializada em definição de estratégias para gestão da diversidade, implementação de projetos e na mensuração de progressos no seu estabelecimento.