A pandemia que vivemos este ano nos fez mudar nosso mindset rapidamente por conta da crise e a maioria das empresas tiveram que fechar seus escritórios, de um dia para o outro, adotando o modelo de trabalho home office. E essa é uma das provas de que houve muita disrupção na forma como trabalhamos e vivemos nossa rotina.
Se observarmos por um lado positivo, a crise que vivemos também nos direcionou a refletir sobre alguns conceitos como o individualismo, já que o isolamento social nos fez dar mais valor ao convívio social.
Diante desse pensamento, o CEO da era pós-digital saberá que um conjunto de pessoas unidas sob o mesmo propósito para atingir os objetivos corporativos é necessário para a organização. E todo esse cenário mundial que estamos passando nos traz essa realidade mais do que nunca.
Essa fase de recuperação da crise fornece aos CEOs da era pós-digital um motivo convincente para engajar e fortalecer as conexões com seus colaboradores. Reconhecer e lidar com as emoções humanas básicas de medo, perda e ansiedade no local de trabalho é uma chance de reconstruir a saúde organizacional, a produtividade e o engajamento de talentos.
As empresas que se comprometerem a apoiar sua força de trabalho demonstrarão sua confiabilidade e reforçarão sua reputação. Afinal, todos nós sofremos de forma única nesse isolamento social.
As lideranças precisam investir tempo no cultivo de conversas abertas e compassivas sobre o que foi perdido na pandemia. Embora as conversas sobre o impacto emocional da pandemia possam parecer desconfortáveis ou desnecessárias, elas ajudam a fortalecer os laços com os funcionários que apreciam a abertura dos líderes.
Segundo dados conhecidos até o momento, analisando o novo cenário e os rumos em que o mundo dos negócios está se encaminhando, podemos traçar algumas características do novo CEO para o mundo pós-pandemia, com relação a liderança para a era digital, composta por 12 atribuições do novo manual do líder:
- Humildade intelectual;
- Obsessão pelo cliente;
- Inovação baseada em problema;
- Cultura de experimentação;
- Mentalidade de empreendedor;
- Visão holística;
- Tecnologia como meio;
- Novos modelos de negócios;
- Transformação e adesão digital;
- Times ágeis;
- Multidisciplinaridade;
- Comunidade.
A verdade é que somos todos aprendizes, devemos ser curiosos e nos preparar para nos adaptar ao novo normal com humildade, disciplina e coragem, compreendendo também que a vulnerabilidade faz parte do processo de inovação.
Através do conhecimento aprofundado da jornada do cliente, as empresas poderão, cada uma no seu ramo de atuação, proporcionar uma experiência única para seus consumidores. E, para cuidar bem dos clientes, os funcionários precisam estar bem cuidados também, certo?
Refletindo sobre todo esse cenário, nós da InterElo Consultoria observamos que “desobedecer” a normalidade e estabelecer conexões mais humanas serão uma grande tendência na era pós-digital. E que abordagens inovadoras e variadas para liderança serão necessárias para lidar com mudanças nas estruturas organizacionais e modelos operacionais. Por isso, conte conosco para lidar da melhor forma possível com todas essas mudanças constantes que estamos vivendo.
Fontes:
https://www.revistahsm.com.br/post/caracteristicas-dos-ceos-na-era-pos-digital
https://live.tt/pt/feeed/como-ser-um-profissional-de-sucesso-na-era-pos-digital/
https://hbr.org/