Esse tem sido o caminho encontrado por algumas empresas internacionais para lidar com um ambiente de negócios ultradinâmico, onde os objetivos podem mudar rapidamente.
Confira as dicas para entender melhor essa ferramenta e reconhecer as oportunidades que ela pode trazer para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
1. Aproveite para conhecer como a empresa te vê
A conversa de feedback é um retrato de como a empresa enxerga você num determinado recorte de tempo. Não há certo ou errado, apenas a fotografia daquele momento. Mesmo que você não esteja 100% de acordo, as decisões – transferências, promoções, mérito salarial, cursos bancados pela empresa, por exemplo – são tomadas a partir dessa visão. E ela não representa apenas o pensamento de seu gestor. A maioria das companhias possui um processo estruturado para consolidar o ponto de vista de outras pessoas (seus pares, gestores de outras áreas, etc.) sobre o seu trabalho. Seu feedback, portanto, reflete uma visão ampliada sobre você, favorecendo a identificação de seus pontos fortes e daqueles que você precisa trabalhar para acelerar sua carreira.
2. Exercite uma escuta apurada
A preocupação excessiva com o rumo da sessão de feedback (será positivo ou negativo? vou receber críticas?) pode fazer com que, ao final, você não saiba exatamente o que foi dito durante a conversa. Pratique a presença e vá com disposição para ouvir. Ouça as argumentações e observações com atenção.
3. Deixe a atitude refratária de lado
Seu gestor mal começou a falar e você interrompe a conversa para se explicar? Ou tenta justificar cada atitude sempre que ele traz algum incômodo? Péssimo início. A atitude defensiva, contestatória ou refratária prejudica a conversa em qualquer situação, seja em família, na sala de aula ou ambiente de trabalho.
4. Seja curioso e garanta seu entendimento
Uma regra de ouro do feedback é a abordagem específica, que possibilite ao profissional identificar e refletir sobre um fato ocorrido. Quando isso não for colocado e a conversa estiver meio nebulosa, faça perguntas e, gentilmente, peça um exemplo de situação em que determinado comportamento foi observado. Essa é uma maneira de jogar luz em coisas que você possivelmente não percebe, mas que são importantes para o futuro da sua relação com a empresa.
5. Permita-se receber apoio
Quando for oportuno, peça contribuições para aprimorar seu comportamento ou desempenho. “Que mudança eu posso fazer para melhorar esse aspecto?”, por exemplo. Ao fazer isso, você ajuda a direcionar a conversa para um futuro mais produtivo, fortalecendo a relação com a companhia.
6. Invista no relacionamento com seu gestor
Aproveite esse momento para manter ou criar uma boa comunicação e uma relação de proximidade com seu gestor. Mesmo que eventualmente critique algumas de suas ações, seu gestor tem uma visão ampla sobre o que acontece na empresa e pode ser um forte aliado de seu desenvolvimento.
7. Explore o que você precisa desenvolver
O momento de feedback pode ser extremamente rico para explorar melhor o que você precisa adquirir, aprimorar ou adaptar em seu comportamento para estar mais perto da promoção que você deseja, da participação em um projeto internacional ou outras situações que você almejar vivenciar em sua carreira.