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Como líder, qual a qualidade da sua conexão e relacionamento com a equipe?

7/15/2020

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​Quase todo gestor já se deu conta de que o capital humano sempre foi uma das ferramentas mais valiosas de uma organização. No cenário atual que vivemos, este conceito está muito mais forte. E quando lidamos com pessoas, há dois aspectos que não devem ser deixadas em segundo plano: empatia e relacionamento.
 
Um líder empático é aquele que possui a capacidade de se colocar no lugar do seu liderado, conseguindo entender a maneira como se sente, atua e interage com situações, pessoas e acontecimentos.
 
Possuir um alto nível de empatia, significa compreender e aceitar que cada indivíduo possui sua própria maneira de enxergar a vida e lidar com determinadas questões, mesmo que seja distinta da forma como você costuma agir.
 
Líderes vistos como pessoas com alto nível de empatia alcançam resultados melhores, retêm os talentos em suas equipes, criam relacionamentos verdadeiros com os liderados e conseguem baixar de maneira significativa os índices de rotatividade da empresa. Por isso, como gestor e líder, é muito válido você se perguntar constantemente:

  1. Minha contribuição é valorizada na organização que estou?
  2. Estou focado somente nos aspectos técnicos quando me conecto remotamente com a minha equipe? Ou estou atento também aos aspectos relacionais?  
  3. Sou visto como uma pessoa aberta ao diálogo e que trata as pessoas com humanidade, coerência e profissionalismo?
  4. Eu realmente conheço a realidade de cada um, o que estão sentindo, suas vulnerabilidades e como estão superando as adversidades deste momento?  

​A principal chave para obter as respostas destas perguntas, tem a ver com melhorias na comunicação e nos níveis de confiança. Saber escutar as demandas de seus liderados e se esforçar para entender a realidade deles, é capaz de melhorar muito o relacionamento com a equipe.
 
Escutar verdadeiramente e efetivamente buscar a conexão mais sutil sem julgar ou formular respostas mesmo quando a fala do outro não está finalizada, são as peças-chave para praticar uma escuta ativa.
 
Ao aprimorar essa capacidade, além de aumentar consideravelmente seus níveis de empatia, permitirá conhecer verdadeiramente e identificar quais são as habilidades e necessidades de cada um. E com o passar do tempo, isso ajudará a melhorar suas escolhas, delegando as tarefas de uma maneira melhor.
 
Saber ouvir também pode contribuir imensamente para o aumento do nível de inovação e superação de dificuldades e obstáculos. Ao terem a certeza de que serão ouvidas, as pessoas começam a se sentir muito mais confortáveis ao sugerir mudanças e melhorias, apresentar novas ideias, conceitos e modos de realizar determinadas tarefas.
 
Os funcionários têm muito a contribuir para a melhoria da empresa, basta que o líder esteja disposto e aberto a escutar o que eles têm a dizer. Por isso, a escuta é uma ferramenta para empoderar pessoas, gerar inovação e conhecer a fundo os talentos que trabalham diariamente na empresa.
 
A InterElo Consultoria considera que a qualidade de conexão com as equipes é composta de diversos aspectos, dentre eles a empatia, comunicação, confiança e escuta ativa. Por isso, se você é um líder e sente que existe algum desses aspectos que podem ser trabalhados para melhorar, conte conosco para encontrarmos juntos as melhores soluções para você e sua equipe.
 
 
Fontes:
 
https://resultadosdigitais.com.br/agencias/lider-e-liderado/
http://blog.treinamentoomongeeoexecutivo.com/empatia-e-lideranca-entenda-o-segredo-de-bons-gestores/
https://passadori.com.br/afinal-como-devem-ser-os-relacionamentos-interpessoais-no-trabalho/
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