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Confiança, um valor construído a partir do diálogo

4/10/2016

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Fábio trabalhava com um assessor direto a quem delegava várias tarefas. Em reuniões pontuais, questionava sobre o andamento do trabalho. “Tudo certo, tudo encaminhado”, era a resposta de sempre. Tempos depois, a situação se repetia: a missão não havia sido cumprida, o prazo estava estourado. Quando vinha a cobrança, as justificativas se alternavam: “não deu tempo para terminar, fulano falhou na sua parte, choveu, etc., etc.”.
​
Como lidar com um profissional assim? Até porque o dito assessor tinha capacidade e habilidades técnicas reconhecidas, era uma pessoa simpática, educada, mas... Como manter na equipe quem não fala a verdade para esconder problemas que podem – e devem – ser resolvidos ao longo da jornada?
Há quem diga que essa é uma questão de confiança, valor essencial para quem trabalha em equipe e tem de delegar funções, projetos e muitas coisas mais. A moeda, no entanto, sempre tem um outro lado. É possível – e até provável, num profissional com esse perfil – que as desculpas e mentiras tenham por objetivo evitar cobranças mais duras, na crença de que as pedras do caminho podem ser contornadas ou vão desaparecer ao longo do percurso.

Esse receio pode esconder a falta de abertura na equipe. Se o líder é rígido no controle, não entende nem admite falhas no roteiro traçado, a reação previsível é de que as pessoas se coloquem na defensiva, evitando trazer “problemas” ao gestor.

Se, ao contrário, o clima é aberto, se as pessoas são incentivadas a trazer as dificuldades para o grupo ou para o gestor, a fim de que, juntos, se encontre uma solução, o que se observa no decorrer do tempo é a construção de uma relação de confiança. Esse é um movimento que se dá em várias direções, envolve líderes e liderados e, também, os pares, na crença de que ninguém é infalível, de que as competências podem se complementar na busca de um resultado melhor para todos.

Confiança não se dá nem se recebe. Confiança se desenvolve em um relacionamento e se fortalece à medida que as pessoas se abram, se conheçam melhor, se respeitem, se disponham a colaborar.
Várias técnicas e ferramentas podem ser utilizadas nesse processo. Nós, na InterElo, podemos ajudar você e sua empresa nessa construção. Saiba mais em aqui.
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