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Consegue desligar do piloto automático nos seus relacionamentos?

4/24/2017

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Com a cabeça a mil, várias questões a resolver, contas a pagar, você cruza no corredor com aquele colega que prometeu ajudar em um projeto, mas até agora ficou só na promessa. Quando ele começa a explicar o porquê da demora, você reage com irritação, fala de prazos, de cobrança, de falta de colaboração. Sem dar chance para outros argumentos, você vai embora com a certeza de que tudo se resume uma questão de má vontade.

Verdade ou fantasia? E se esse colega estiver com um problema sério que o impediu de colaborar? Ou, então, se ele já estiver com tudo pronto, esperando apenas a oportunidade de entregar a você? Ou, ou, ou...
Nessa e em várias outras situações, nos relacionamentos que temos no trabalho ou fora dele, conflitos se instalam muitas vezes como consequência do “piloto automático”, porque simplesmente não paramos para ouvir. Presentes apenas fisicamente, com a cabeça focada em outras mil preocupações, deixamos de dar atenção ao que está sendo dito. Sem escutar o que o outro pensa e diz, concluímos – com pouca ou nenhuma informação – que estamos diante de um “opositor”, de alguém que está “contra” nós.
Outra situação de atrito bastante comum está relacionada ao preconceito. Pode ser por uma experiência negativa anterior, uma decepção já sofrida em uma situação semelhante, que leve você a concluir que, mais uma vez, te deixarão na mão. Ou, então, é alguma característica pessoal do colega com a qual você tem dificuldade de lidar.
Em qualquer situação, é preciso reconhecer, primeiramente, que conflitos fazem parte da vida, em suas várias dimensões. A questão é saber – ou aprender – que eles podem ser evitados ou superados com metodologias de mediação que preservam ou restauram relacionamentos.
Entre os recursos para lidar com algumas dessas situações, está o processo de comunicação não violenta, desenvolvido pelo psicólogo americano Marshall Rosemberg. De forma didática, a técnica é formada por quatro passos que, quando praticados, ajudam as pessoas a se libertarem de condicionamentos, transformando os padrões de comportamentos e, em consequência, ajudando a criar relacionamentos baseados no respeito mútuo e na cooperação.
O primeiro passo é observar o fato, sem pré-julgamento. É colocar o seu ponto de vista e ouvir com atenção o ponto de vista do outro. É o exercício da escuta ativa, é colocar-se inteiramente presente naquele momento.
É preciso, também, identificar o sentimento envolvido naquela situação, o seu e o do outro – raiva, medo, ansiedade, etc. –, procurando entender como lidar com aquele sentimento. O terceiro passo é expressar, calmamente, de forma clara, quais necessidades cada um dos envolvidos tem (por exemplo, necessidade não ser julgado, de ser respeitado,etc) e o que pode ser feito para superar a divergência. Por fim, ter disposição para fazer ofertas e pedidos uns aos outros, não como exigência ou cobrança, mas como uma forma de superar confrontos e alcançar um ponto comum.
Esse é um exercício constante. Não é preciso pensar igual para evitar conflitos. É necessário, sim, parar e ouvir, lembrando que não há opinião certa ou errada. O que existe são diferentes pontos de vista, que podem conviver sem vencidos ou vencedores.

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