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Conversando, a gente se entende

5/17/2015

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Onde existem pessoas, existe a possibilidade de conflito. Se esta é uma verdade provada e comprovada nos mais variados ambientes – em casa, na escola, no trabalho e, até, num grupo de amigos –, por que insistir em colocar panos quentes, em fingir que nada acontece?

Conflitos fazem parte da convivência humana. Nascem das diferentes expectativas, sentimentos, do jeito pessoal e único de interpretar o que vemos e ouvimos.
Partindo do pressuposto de que são inevitáveis, como lidar com eles para que não se transformem em “guerras” excludentes e devastadoras? Por que não aprender a tratar as situações conflituosas de maneira clara e produtiva, especialmente no mundo corporativo, onde esse caldeirão de pensamentos, sentimentos e ambições ganha temperos especiais?

Quem vive e estuda o ambiente das grandes organizações pode atestar o que tudo isso significa na prática. Segundo a revista Exame, 35% das empresas admitem que gastam cinco horas de trabalho por semana em conflitos – o que representa uma perda de 12% de produtividade. Mais: de acordo com a revista Você S/A, 87% das grandes organizações abrem mão de profissionais competentes por questões comportamentais.

A questão não é evitar o conflito, mas desenvolver habilidades para lidar com ele. Até porque a ausência de divergências, a formação de equipes que concordam em tudo traz a mesmice, a previsibilidade, o controle. E o melhor caminho é trabalhar as diferenças para tirar delas o melhor proveito em inovação.

Para isso é essencial exercitar o diálogo em seu verdadeiro conceito: a troca de ideias em que não há vencedor e vencido, em que não se espera o convencimento do outro, mas sim a sua compreensão.

Diferentemente de outras culturas, o jeito de ser do brasileiro é avesso ao conflito, tende ao “deixa disso”, o que às vezes mais atrapalha do que ajuda nos relacionamentos.

Como os conflitos têm origem nas pessoas, é nelas também que estão as competências para aprender a conviver com o diverso, a serviço de objetivos que vão além da individualidade e das expectativas pessoais.

Por vezes, isso demanda suporte de uma equipe especializada em mediação de conflitos, que agregue ferramentas que ajudem a transformar conflitos em acordos e soluções. É o que faz a InterElo. Quer saber mais? 
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