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É preciso avaliar as pessoas?

12/14/2015

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Pequena, média ou grande, empresas são todas feitas de pessoas – profissionais chamados a executar determinadas funções, a entregar resultados, a superar desafios, a inovar. Se, ao final de cada ano, é inevitável avaliar o que foi feito na empresa, se houve ganhos ou perdas, o que deu certo ou errado nos negócios, o mesmo se aplica às pessoas que ali trabalham?
​
Quem já passou por uma grande organização conhece o processo. As ferramentas variam, mas, na essência, são usadas para analisar competências e desempenho, com resultados que são levados em conta na remuneração, na evolução da carreira, no estabelecimento de novas metas e desafios.
Cumpre-se todo um ritual, que inclui etapas de autoavaliação, reuniões de feedback entre gestor e liderados, indicação de pontos fortes e de outros a serem melhorados, estabelecimento de planos de desenvolvimento individual. Tudo de forma estruturada, de acordo com políticas de gestão de pessoas bem definidas.

Num mundo cada vez mais dinâmico, em que processos e ferramentas são constantemente questionados, o sistema formal de avaliação de desempenho também é alvo de debates: faz sentido investir em pesados processos destinados a apontar quem tem ou não uma alta performance? É preciso fazer essa avaliação de maneira formal, somente em períodos previamente estabelecidos? Rótulos de bom ou mau desempenho ajudam ou atrapalham o profissional em sua trajetória?

De outro lado, é preciso lembrar que o sucesso de um projeto, de uma empresa, depende em grande parte do perfil adequado de quem vai executar o trabalho. É preciso conhecer o potencial e as dificuldades de cada profissional, entender as razões que levam a bons resultados, proporcionar meios de desenvolvimento se o objetivo é alcançar um outro patamar.

Há inúmeras maneiras de fazer essa avaliação, que serve de ponto de partida para formar líderes, estruturar equipes, estimular a geração de ideias. Esse é um processo que pode ser feito com o apoio de especialistas de fora da empresa, que, além da técnica, trazem um olhar externo para clarear situações, definir caminhos e horizontes.
​
Na InterElo, podemos ajudar você e sua empresa a conhecer melhor os seus profissionais, reconhecendo a contribuição de cada um para o bom andamento dos seus negócios. Saiba mais em http://www.intereloconsultoria.com.br/consultoria.html
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