E agora? Qual o caminho? É melhor ampliar sua grade de ofertas, mesmo se aquela demanda estiver um pouco fora da sua maior especialidade ou se for lhe trazer mais custo? Ou o mais prudente é dizer não – e arriscar-se a ver o cliente encontrar outro fornecedor que o atenda com maior abrangência?
Em rede, é possível – ou melhor, provável – que, em outra oportunidade, você seja chamado por seu parceiro para aquela tarefa em que sua expertise é comprovada e reconhecida.
Na rede, não há hierarquia, os relacionamentos se dão em forma horizontal, numa soma de potencialidades que pode multiplicar a oferta de produtos e serviços. O que está em jogo é o conhecimento – o seu e o de seus parceiros – numa relação de confiança que assegura o bom atendimento à demanda que se apresenta.
Nem sempre expandir a área de atuação da empresa pode ser o melhor negócio. Às vezes, a inclusão de um novo produto ou serviço pode representar um custo cujo retorno é duvidoso. Ou pode significar um aumento de estrutura que torna o negócio pesado e oneroso, aumentando os riscos e trazendo pouca margem de lucro.
O mais importante é você saber como atender à solicitação de seu cliente, diretamente ou por meio de sua rede. É em você que o cliente confia e será você o fiador da solução apresentada.
Quanto mais se exercita a rede, mais os seus elos se fortalecem e as possibilidades se multiplicam. Dizemos isso porque aqui, na InterElo, adotamos esse mesmo modelo – especialidades que se somam às nossas, proporcionando soluções abrangentes para cada caso.
E você, já tem alguma experiência de trabalho em rede? Compartilhe conosco!