Mas e se você tivesse assumido para si aquela inquietação e continuasse se fazendo essa pergunta ao longo da vida, será que você teria feito uma trajetória profissional diferente? É possível que sim. A realidade é que, muitas vezes, somos levados pelas circunstâncias, sejam elas pessoais ou das empresas em que trabalhamos. E acabamos postergando ou abandonando a perspectiva de cuidar da própria carreira.
1) Pense no que é realmente importante para você. Fazer escolhas profissionais nem sempre é fácil, mas um exercício de autorreflexão pode contribuir para a tomada de decisão. Resgate um pouco de sua história de vida, os fatores que influenciaram a formação de sua identidade e quais são os seus valores.
2) Tenha segurança no que pretende focar. Defina com clareza o que você pretende alcançar. Ter foco facilita direcionar esforços para as competências que você precisa desenvolver para chegar lá.
3) Defina pequenas metas que sejam factíveis. Divida seu sonho em fases, com objetivos para o curto, médio e o longo prazo. Até o final do ano, o que você pretende conquistar? Em cinco anos, onde pretende estar?
4) Aprimore seu autoconhecimento. Reflita sobre seus pontos fortes e pontos a desenvolver. Quais são os seus diferenciais? O que você sabe fazer bem, o que precisa melhorar e quais habilidades você definitivamente não tem e precisa adquirir?
5) Planeje seu desenvolvimento. Conhecendo suas fortalezas e o que você precisa trabalhar, estabeleça seu plano de desenvolvimento, considerando uma abordagem mais ampla que a simples realização de cursos. No modelo de competências criado por especialistas do Center for Creative Leadership, dos Estados Unidos, com base em pesquisas realizadas com executivos de sucesso, 70% do aprendizado é adquirido por meio de experiência prática, ou seja, fazendo. Outros 20% são oriundos da interação com outras pessoas, principalmente chefias. E apenas 10% por meio de cursos e de formação acadêmica.
6) Amplie seus horizontes. Ao planejar suas ações de desenvolvimento, considere, por exemplo, fazer parte de uma comunidade associativa, de um grupo de estudo sobre um tema de seu interesse ou de um trabalho voluntário.
7) Partilhe objetivos. Converse com colegas e superiores sobre seus sonhos e aspirações de carreira. Compartilhar expectativas é um caminho para alinhar seus interesses aos de sua empresa e, também, de contar com apoio para avançar. Peça feedback e use os retornos que receber a favor do seu crescimento.
8) Vá atrás. Você se sente pouco motivado e acha que pode dar uma contribuição maior ou ter mais oportunidades em outra área ou função? Não espere que a empresa faça essa oferta a você. A atitude assertiva, às vezes, pode aproximar você de seu sonho.
9) Calibragem periódica. De tempos em tempos, revisite seu sonho e tudo o que aconteceu no período. Que tal aproveitar o período de avaliação de desempenho para fazer esse balanço e, ao final, além de pactuar metas com a empresa, repactue seu compromisso com você mesmo.
10) Celebre. Sempre que obtiver uma conquista, por menor que ela seja, comemore. Celebrar é uma maneira de reconhecer e valorizar o que foi feito e repor as energias para seguir adiante.