Passado o impacto da notícia da compra de uma empresa, começam as reuniões e estudos para avaliar estruturas, processos e políticas. Tudo em nome da construção da nova organização, tendo em vista a obtenção dos resultados esperados no momento da aquisição.
É na hora de construir a nova organização que se faz necessário exercitar o desapego, deixar de lado o passado e analisar o que é melhor dali para a frente. Muitas vezes, as políticas e programas são semelhantes. E a tentação é defender a versão de origem como sendo a “melhor”.
Em outras situações, os programas têm propostas similares – o objetivo é obter o engajamento das pessoas e proporcionar um bom ambiente de trabalho. Por que, então, em lugar de optar por um dos dois nomes, não se propõe uma terceira denominação, sem “vencedores” ou “vencidos”?
Outro desafio na empresa que surge a partir de um processo de fusão ou aquisição é integrar as novas equipes. Definida a estrutura, decidido quem sai e quem fica na nova companhia, como fazer o time jogar junto para o negócio dar certo?
Entram ainda, nesse caldeirão, a questão da nova cultura interna, a definição de posicionamento, da missão, visão e valores da empresa. Quais os elos que têm de ser preservados para uma mudança bem-sucedida?
Nessa trajetória complexa, nada melhor do que contar com o auxílio de especialistas que detêm o conhecimento e a prática, mas não estão envolvidos no turbilhão de sentimentos e emoções que se misturam durante as fusões e aquisições. A InterElo tem experiência acumulada em vários desses processos. Podemos apoiar você e sua empresa nessa trajetória, buscando e construindo juntos a solução mais adequada para cada caso. Entre em contato conosco!