A surpresa de Antônio serviu como um sinal de alerta. Com um ritmo de trabalho intenso, ele, como gestor, estava satisfeito com o desempenho de sua equipe, mas nunca se preocupou em saber das expectativas e do potencial de cada um de seus integrantes. Mais do que um bom técnico, a empresa perdeu a possibilidade de contar com um talento para renovar seu quadro de executivos.
A avaliação de potencial utiliza um conjunto de técnicas e ferramentas que incluem uma análise qualitativa, por meio de entrevistas pessoais. Esse contato próximo entre avaliador e avaliado abre espaço para a manifestação de expectativas individuais, proporcionando uma calibragem na definição das necessidades e uma visão integral de como estão e aonde podem chegar os profissionais da organização.
Conhecer quem são e o que desejam as pessoas é uma forma de a empresa se apropriar de seu capital humano, alinhando os interesses corporativos com os individuais e criando condições para que as pessoas encontrem a realização e a felicidade no trabalho que realizam. E isso se traduz em resultados para a organização.
Vale lembrar que a avaliação de desempenho e a de potencial fornecem um retrato do momento em que foram realizadas. A partir desse registro, é preciso agir, promover o diálogo interno, reconhecer o esforço de cada um, identificar os pontos que devem ser melhorados e abrir possibilidades para um desenvolvimento contínuo que resultará na evolução e no sucesso individual e coletivo.