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Mediação também é competência

12/3/2017

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João é um bom técnico, acredita que pode dar conta sozinho de seus projetos, sem auxílio de colegas. Pedro tem uma experiência diversificada em sua área. Pode ajudar a potencializar os resultados do trabalho da equipe, mas acha que João é prepotente e tem de se virar sozinho. O “diálogo” entre eles não vai muito além do bom-dia ou boa-tarde.


Os outros integrantes da equipe se dividem: há os que apoiam a forma de atuar de João, os que consideram que Pedro está com a razão e aqueles que, indiferentes, preferem ficar à margem. Conflito instalado, o que faz Antonio, gestor da equipe? Diz que não toma partido, que os dois têm mais é que se entender.
Sem entrar no mérito das razões de cada um, a decisão de não interferir, de deixar que a tensão se resolva por si só não é, certamente, a opção mais produtiva. O ambiente pesado acaba por afetar o trabalho e a disposição dos demais integrantes da equipe, e os resultados vão ficar aquém do esperado.


Entre as várias competências que fazem de um profissional um líder, inclui-se, cada dia mais, a mediação. Isso porque os conflitos fazem parte da convivência humana e, quando não enfrentados com coragem e transparência, podem minar o potencial de todo o grupo.


Atuar como um líder mediador é restaurar o diálogo, abrir espaço para que as partes envolvidas manifestem suas queixas e expectativas, ouvir com atenção o que cada um tem a dizer, colocar na mesa objetivos comuns que podem mobilizar o trabalho conjunto.


Em outras palavras, é construir pontes, estabelecer elos, promover a comunicação entre as pessoas, criando condições para uma verdadeira atuação em equipe. Em boa parte das vezes, o que falta é a disposição de escutar, de aceitar que o outro pode colaborar, somando habilidades em favor de um resultado maior e melhor.
​


Boa comunicação, sensibilidade para entender a linguagem verbal e a não verbal, flexibilidade para encontrar e propor soluções são alguns dos requisitos para que um líder seja um mediador. Mas, como em todas as outras competências exigidas de um gestor, o líder pode ser treinado para fazer mediação, transformando as pessoas que estão ao seu lado numa equipe produtiva e inovadora.
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