Na prática, inovar significa repensar os negócios de um modo abrangente, olhando os processos internos, a cadeia de suprimentos, os produtos e serviços e os caminhos para fazer com que eles conquistem a preferência do cliente.
Pequenas e médias, em geral, não têm uma estrutura de RH que dê conta das rotinas diárias e, ao mesmo tempo, cuide das questões que precisam ser trabalhadas para se construir um time motivado para inovar.
O que acaba ocorrendo é que o principal executivo assume esse papel, desviando sua atenção do mercado e do planejamento global do negócio. A boa notícia é que a empresa não precisa dar conta desse desafio sozinha. Ela pode contar com o apoio de uma consultoria externa que exerça o papel do LPO, o consultor de pessoas, figura central nas estratégias de RH das grandes corporações.
Do mapeamento da competência e potencial de cada profissional (assessment), passando pela contratação de metas, avaliação de desempenho, elaboração de políticas e processos, harmonização de cargos e criação de trilhas de desenvolvimento, o consultor externo pode suprir a defasagem que as companhias de menor porte têm em relação às maiores – o que pode ser determinante para a sua sobrevivência e competividade.
Com a vantagem adicional da imparcialidade: o consultor externo não fica exposto às pressões que são comuns nos momentos de mudanças. Para conhecer mais sobre os serviços que a InterElo oferece nessa área, clique aqui.