A empresa oferece aos seus consumidores um serviço gratuito de reparo e reciclagem de roupas. Basta levar a peça a uma loja da rede. Desde que esse serviço foi iniciado, em 2005, 82 toneladas de roupas foram colocadas novamente em circulação. Bom, vamos à pergunta que vale ouro: a empresa tem deixado de vender roupas novas e faturado menos?
A chave é ter propósito
Basta olhar o posicionamento da Patagonia para entender a motivação que conduz sua estratégia. A empresa explicita assim a sua missão (em tradução livre): fazer o melhor produto, sem causar danos desnecessários, e usar os negócios para inspirar e implementar soluções para a crise ambiental (leia mais aqui).
Ou seja, a empresa tem um propósito e isso é bom para os negócios. Uma pesquisa com quase 500 altos executivos conduzida pela YE-Ernst & Young, Universidade de Oxford/Saïd Business School e Harvard Business Review, cujos primeiros resultados foram divulgados em 2015, mostra como isso se reflete dentro das organizações.
A pesquisa ouviu quase 500 altos executivos; 87% disseram acreditar que as empresas alcançam melhor resultado no longo prazo se tiverem objetivos que vão além do lucro. E, para 84% dos entrevistados, propósito é um motor de inovação e transformação nas companhias.
Essa percepção tem sido reforçada por outros estudos que indicam que sucesso e propósito estarão cada vez mais conectados. Isso porque a sociedade e as pessoas têm mudado e, para ter longevidade, as organizações precisarão afinar a sintonia com questões relevantes da atualidade.
Tem-se a ideia equivocada de que, para isso, é preciso ser uma multinacional de grande porte. Não é assim. Pequenos e médios empreendedores também podem construir ou rever suas trajetórias, pondo em prática um plano de negócios que motive as pessoas a desejarem ter suas empresas por perto, porque acreditam em seus valores.
Há uma série de metodologias e ferramentas para dar suporte a esse desenvolvimento. Na InterElo, elas são abordadas, com bastante profundidade, em um workshop sob medida para sua organização. Conheça e veja como podemos ajudar você a trabalhar essas questões.