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Retorno é bom, e precisa ser de qualidade!

3/20/2016

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Pode parecer contraditório. Mas neste nosso mundo conectado, em que é possível “falar” com qualquer pessoa, a qualquer momento, muitas vezes a comunicação deixa a desejar – especialmente em conteúdo e clareza.
​
Isso vale, também, para as conversas profissionais, como as reuniões de feedback. Elas são usualmente programadas para que o gestor dê um retorno a cada integrante de sua equipe sobre a sua avaliação de desempenho, o que deu certo, o que deve ou pode ser melhorado. Simples? Nem sempre...
Esse é um momento que exige preparação, clareza, respeito – de lado a lado. É uma oportunidade para corrigir rumos e também desenhar novos horizontes, estabelecendo desafios e planejando caminhos. Mas pode gerar também desestímulo, raiva e resistência.

Por isso, essa importante etapa do processo de gestão de pessoas deve ser feita com qualidade, e não apenas para cumprir um ritual. Confira algumas dicas que podem ajudar você a fazer da reunião de feedback um encontro significativo na gestão de sua equipe.

# Prepare a reunião, alinhando os pontos principais que você quer abordar. Faça um balanço dos aspectos positivos e negativos.

# As reuniões devem ser individuais, num ambiente em que vocês não sejam interrompidos. Combine, logo de início, a dinâmica a ser adotada: primeiro você fala, depois você ouve. E estabeleça um tempo de duração: no máximo 40 minutos.

# Comece destacando as qualidades do profissional, o que deu certo. Reconheça, sempre que for o caso, o esforço feito por ele para obter determinado resultado.

# Na hora de apontar o que precisa ser melhorado, concentre-se nos aspectos relevantes, que tenham reflexo no trabalho. Evite adjetivos pejorativos ou genéricos – como “preguiçoso” ou “egoísta”.

# Fuja das comparações com colegas de trabalho, que despertam raiva, ciúme e acabam comprometendo o clima na equipe.

# Dê espaço para que o profissional se manifeste. Ouça o que ele diz, sem interrupções.

# Finalize reforçando os aspectos principais da avaliação, deixando claro que esse é um ponto de partida para uma nova etapa de desenvolvimento profissional.

Você pode contar com apoio especializado para avaliar a sua equipe e dar retorno a cada profissional, no melhor momento, da melhor forma. Saiba mais aqui.
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