Isso vale, também, para as conversas profissionais, como as reuniões de feedback. Elas são usualmente programadas para que o gestor dê um retorno a cada integrante de sua equipe sobre a sua avaliação de desempenho, o que deu certo, o que deve ou pode ser melhorado. Simples? Nem sempre...
Por isso, essa importante etapa do processo de gestão de pessoas deve ser feita com qualidade, e não apenas para cumprir um ritual. Confira algumas dicas que podem ajudar você a fazer da reunião de feedback um encontro significativo na gestão de sua equipe.
# Prepare a reunião, alinhando os pontos principais que você quer abordar. Faça um balanço dos aspectos positivos e negativos.
# As reuniões devem ser individuais, num ambiente em que vocês não sejam interrompidos. Combine, logo de início, a dinâmica a ser adotada: primeiro você fala, depois você ouve. E estabeleça um tempo de duração: no máximo 40 minutos.
# Comece destacando as qualidades do profissional, o que deu certo. Reconheça, sempre que for o caso, o esforço feito por ele para obter determinado resultado.
# Na hora de apontar o que precisa ser melhorado, concentre-se nos aspectos relevantes, que tenham reflexo no trabalho. Evite adjetivos pejorativos ou genéricos – como “preguiçoso” ou “egoísta”.
# Fuja das comparações com colegas de trabalho, que despertam raiva, ciúme e acabam comprometendo o clima na equipe.
# Dê espaço para que o profissional se manifeste. Ouça o que ele diz, sem interrupções.
# Finalize reforçando os aspectos principais da avaliação, deixando claro que esse é um ponto de partida para uma nova etapa de desenvolvimento profissional.
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