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Sob nova direção. Qual direção mesmo?

4/17/2016

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Você certamente já entrou em alguma loja, restaurante ou empresa e teve a sensação de que, nossa!, deve ser muito gostoso trabalhar aqui! E, se for convidado a explicar o porquê dessa percepção, muito provavelmente irá usar expressões como o astral é bom, os funcionários são alegres, há um clima de camaradagem, me sinto bem aqui, o atendimento é diferenciado.
​
Vamos mudar de ambiente e inserir você, digamos, em uma empresa com instalações ultramodernas, mobiliário lindo e áreas externas exuberantes. Logo na primeira conversa, a tratativa é tão rápida e sisuda que beira a rispidez. Sim? Pois não? Aguarde, por favor. Ainda que educado, o tratamento está longe de ser empático.
Em pouco tempo, você possivelmente se esquecerá da arquitetura e do paisagismo. Mas certamente guardará uma má impressão do lugar. Do mesmo modo, terá uma memória positiva daquele local mais simples, mas que tem clima superbacana.

Não é preciso ir além para notar que o que faz a diferença nesses e em quaisquer outros ambientes são as pessoas. Elas são capazes de conquistar, fazendo o cliente voltar outras vezes, falar bem ou falar mal do empreendimento. Em tempos tão conectados, em que uma descortesia no atendimento pode detonar a imagem de uma loja nas mídias sociais, não é algo que possa ser ignorado.

É a velha história da placa “sob nova direção”. O serviço era ruim, perdeu a clientela, a empresa entrou no vermelho e passou o ponto. Se não fosse a placa na porta, ninguém notaria que há um novo dono. Tudo continua igual, e você já sabe aonde isso vai dar.

Mas a história pode ser completamente diferente se a empresa der atenção a duas questões que parecem simples, mas definitivamente não são: treinar e engajar. Treinar significa preparar as pessoas para que elas tenham a percepção de si e do outro. É o primeiro passo para, de fato, ouvir, entender e atender o cliente, de modo que ele saia feliz de sua empresa.

Engajar significa conseguir que os profissionais, nas atribuições do dia a dia, compartilhem um objetivo comum – por exemplo, encantar o cliente – e trabalhem uns com os outros para que esse objetivo seja atingido. É o que gera o clima de camaradagem interna, com impacto impressionante no bom atendimento ao cliente.

Não importa o tamanho do empreendimento. Do PP ao GG, os desafios vividos são os mesmos, e cada um deve buscar a solução mais adequada para seguir a sua direção. Nós, da InterElo, podemos ajudar sua empresa nessa construção. Saiba como.
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