Os avanços da tecnologia também começam a chacoalhar os padrões de consumo. Muito possivelmente, a chamada economia compartilhada, em que você paga pela utilização de um bem, em vez de comprar, já faz parte de sua vida. Há quanto tempo você não compra um CD de música ou DVD de filme? As versões digitais, definitivamente, suplantaram essa necessidade.
A Patagônia se tornou referência mundial em sustentabilidade ao orientar seus clientes a reciclarem as roupas esportivas que fabrica e a não comprarem nada de que não necessitem. A Airbnb, que oferece quartos para hospedagem e imóveis para temporadas, foi fundada em 2008. No ano passado, o valor de mercado da empresa superou o de grandes redes hoteleiras internacionais.
O surgimento desses novos modelos de negócios tem sido possível graças à disseminação do acesso à internet. De acordo com dados do IBGE, mais de 50% dos lares brasileiros têm acesso à internet e 80% da população possui um celular. São milhões de cidadãos fazendo consultas e compras de produtos e serviços pela web, em todas as classes sociais.
O Estudo “Classe C, de Conectados”, realizado pelo Google em parceria com o Instituto Data Popular, posiciona os brasileiros emergentes como os novos “donos da internet”. A classe C, segundo o estudo, representa 54% dos brasileiros conectados, ou seja, mais de 48 milhões de usuários, superando a população digital de países como o Canadá, Itália e México.
É um cenário que favorece a disruptura e a inovação nos negócios, trazendo oportunidades gigantescas para as empresas, especialmente para as pequenas e médias. Sua empresa está preparada para isso? Conheça os serviços de consultoria empresarial da InterElo e saiba como podemos ajudá-lo nesse desafio.